terça-feira, 17 de abril de 2012


MOVIMENTO PELA MUDANÇA COBRA DO GOVERNO A       NOMEAÇÃO DOS RESERVAS DO ÚLTIMO CONCURSO       

          Atualmente a Polícia Civil trabalha com menos de 60% do efetivo necessário, muitas delegacias ficam fechadas nos finais de semana e a noite, e muitos crimes não são solucionados ou são mal investigados devido a essa carência. Existe um déficit de aproximadamente quatro mil agentes de polícia e de quatrocentos escrivães, mas o que se tem na reserva para suprir essa necessidade é de 1337 agentes e de 637 escrivães, todos aptos a assumir essa função visto que já passaram em todos os testes faltando apenas fazerem o curso de formação e consequentemente a nomeação.
      Desde o ano de 2008 o governo vem contratando novos policiais para recompletar o quadro da PCPE, somando um total de 2.225 novos policiais em toda a categoria, isso é fortemente divulgado na mídia, mas o que se esquecem de falar é que desse total já saíram em torno de 1.700 pessoas (através de exonerações por não se identificarem com o cargo ou aposentados ou terem passado em outros concursos). Nos anos em que teve nomeações foi percebido uma diminuição na criminalidade, isso mostra que o aumento de efetivo só vem a beneficiar, sem que seja necessário sacrificar férias, licenças e muito menos aposentadorias desses profissionais que já trabalham sacrificados devido à falta de estrutura e equipamento para se trabalhar dignamente.
      A falta de efetivo só ocasiona a sobrecarga dos Policiais Civis fazendo com que os mesmos se afastem devido ao estresse no trabalho e também é um brinde aos bandidos, pois não permanecem presos por falta de provas que não foram investigadas. Isso tudo faz de Pernambuco o primeiro lugar em homicídio de mulheres, o segundo em assassinato de jovens e o terceiro lugar em homicídios no país.
      Esse quadro de violência fez os policiais dos Estados Unidos, da Espanha, entre outros a chegarem ao entretimento de que o Brasil não tem políticas de Segurança para a Copa das Confederações e muito menos para a Copa do Mundo. O estado tem dinheiro e planos para investir na Arena da Copa, em corredores viários e em obras aeroportuárias, mas não apresentaram qualquer plano de segurança para o evento, e isso é o que mais preocupa a FIFA, já que o Brasil é o país onde mais se mata com arma de fogo no mundo.
       É lamentável o estado que mais arrecada no país não ter dinheiro para investir em segurança, onde o maior clamor dos delegados tem sido o aumento de efetivo nas delegacias. Estamos vendo em muitas cidades a volta dos “araques de polícia”, funcionários de outras repartições públicas que são removidos para as delegacias para trabalharem como policiais.
      O Movimento Pela Mudança faz uma apelo ao Governador Eduardo Campos, inclusive, já enviamos um ofício a sua assessoria para que convoque os reservas do atual concurso, até porque, os policiais civis, devido a falta de efetivo, estão trabalhando cada vez mais, logo se sentindo esgotados, sobrecarregados, comprometendo com isso as metas do Pacto Pela Vida, enquanto os aprovados estão aptos a exercerem essa função.
Áureo Cisneiros
Movimento Pela Mudança na Luta pela valorização dos Policiais Civis
Contato: 81-9950-2953
E-mail: movimentopelamudanca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Ficaremos agradecidos se você deixar seu comentário. Lembre-se de manter um bom nível nas suas considerações.Não cercearemos o direito à opinião, mas excluiremos comentários que faltem com o respeito e extrapolem a legalidade. Obrigado!